sábado, 23 de outubro de 2010

PINTURA ACRÍLICA


AS GRANDES ALEGRIAS MERECEM PARTILHA

PINTURA ACRÍLICA

O uso da tinta a óleo foi bastante difundido e ainda hoje é muito utilizado.
Muitas pessoas apresentam baixa resistência a toxidade dessas tintas e a procura de algo para continuar seus trabalhos voltaram-se para as tintas acrílicas. Outras pessoas procurando maiores efeitos de cor, maior resistência a umidade, e resinas que não se escurecem com o tempo também aderiram as tintas acrílicas.
O material usado é quase praticamente o mesmo da pintura a óleo, com algumas pequenas modificações.
As telas podem ser de papel cartão, tecido, madeira...
Os cavaletes podem ser os mesmos, a paleta a ser utilizada deverá ser diferente: fórmica, louça e até mesmo um prato de vidro.
As espátulas poderão ser as mesmas  utilizados na pintura a óleo.
Os pincéis de cerdas brancas são os mais indicados, geralmente os melhores são de forma achatada, nem compridos, nem muito curtos, que dão um toque firme e vigoroso sobre a tela.
Pincéis finos de pelo de marta são impróprios.
Os pincéis devem ser lavados imediatamente após o uso, pois a secagem é rápida,se assim não for feito suas pontas podem grudar-se tornando-os imprestáveis.
Esse é um inconveniente dessas tintas, mas que pode ser facilmente resolvido, é uma questão de organização.
Não se faz necessário o uso de óleo de linhaça  e terebentina, pois os mesmos serão substituídos pela água. Obs. Para diluir a tinta acrílica em água usa-se até 40%, para que a tinta não perca seu brilho natural.
O querosene para limpeza dos pincéis também é dispensável, pois a tinta acrílica, é solúvel em água .
O verniz para o acabamento também pode ser dispensado.
Forneço agora uma relação de produtos necessários a pintura acrílica:
1- gesso - (acrylic polymer base) - tinta liquida de aparência fosca e derivada do polymer, a mais indicada para se preparar telas, que sejam de linho ou algodão e suporte de papelão ou madeira. Obs: caso queira pintar sobre uma tela preparada de maneira convencional deve se aplicar uma camada de tinta a base de agua PVA branca.
2- pasta para modelagem - (modeling pasta) emulsão de resinas acrílicas que endurece rapidamente sendo muito flexível, apropriada para efeitos em relevo.
3- médium acrilico - é usado para retardar a secagem das tintas.
4- oil gel médium - é um médium pastoso que possibilita melhor dissolução da tinta alem de torna-la mais transparente.
5- verniz acrilico fosco - verniz a base de agua indicado para dar acabamento fosco em pinturas artísticas em tela ou pintura artesanais em madeira, papel, cortiça, cerâmica, gesso, metal e isopor. Não é tóxico.
Pode ser aplicado sobre tinta acrílica de tela depois de totalmente seca.
Tem aspecto leitoso enquanto umido, mas seu acabamento final é completamente  incolor. Deve ser aplicado em camadas finas sem excesso.
Se o gosto exigir, cria-se com a tinta acrílica  grossas camadas, dando a impressão de relevos.
Pode-se também obter superfícies lisas, assim como texturas irregulares e ásperas .
As cores de maior uso são:
Branco Titânio, Amarelo Limão, Amarelo de cromo claro e escuro, Vermelho de cromo claro e escuro, Carmim, Violeta de cobalto, Azul de cobalto, Azul ultramar, Verde permanente, Verde oliva, Verde inglês claro e escuro, Terra de siena natural e queimada, Terra de sombra queimada e Preto.
As cores das tintas acrílicas são inalteradas mesmo com incidência da luz solar, e seus tons são muito mais vivos.

É bom salientar que as tintas acrílicas não podem ser aplicadas sobre vidro, metal, plástico ou outras base oleosas ou lisas, pois essas não absorveriam a tinta convenientemente.
A tinta acrílica pode ser aplicada diretamente, como sai do tubo, conseguindo assim efeitos diversos com o uso da espátula, é bom para isso que use sucessivas camadas de tintas.
Materiais diversos: pó de madeira, areia, argila podem ser empregados juntos para obter efeitos extraordinarios. Também pedrinhas, pedaços de madeira, botões, podem ser incrustados na textura molhada dando assim um efeito curioso.
É imprescindível  o uso de um pano velho para limpeza dos pincéis.
A pintura com tinta acrílica, apresenta inúmeras vantagens:
1- Sua pintura não emana gazes sulfurosos que ocorrem no uso das cores branco de prata e azul da Prússia da pintura a óleo.
2- Na pintura acrílica o elemento para dissolução é agua, ao contrario da pintura a óleo que o elemento para dissolução é o óleo de linhaça, que aos poucos vai penetrando no corpo da própria tela de algodão ou linho tornando-as escuras com o passar dos anos, como se poderá notar nas telas antigas principalmente nas de Rembrandt e Ruisdael, mestres que abusavam das tonalidades oleosas.
3- A pintura acrílica não apresenta o inconveniente "fenômeno craquelê" que acomete as pinturas a óleo, pois é uma tinta elástica.
O que ocorre é o seguinte: as telas com as mudanças atmosféricas encolhem e esticam e a tinta a óleo torna-se cada vez mais seca e dura.
Esse movimento versus estagnação e endurecimento da tinta criam as famosas rachaduras e escamas em relevo que se pode observar nas telas envelhecidas.


Ressureição - Ana Maria Zago Basilio

Pescaria - Ana Maria Zago Basilio

Fim da linha - Ana Maria Zago Basilio

Vitória régia - Ana Maria Zago Basilio

A natureza pede socorro   Ana Maria Zago Basilio






4 comentários:

  1. muito lindo, terra planeta água, abraços vitor

    ResponderExcluir
  2. comprei num brechó uma tela com 3 telas menores coladas, cada tela tem uns rabiscos pretos. pensei pintar tudo de branco com tinta PVA, em cada quadrado pintar flores com os miolos em pedras pequenas, em uma faria uma flor com 5 petalas, a flor seria inteira, num outro usaria um canto p/ fazer o miolo e depois ir saindo as pétalas e no outro que é pequeno fazer várias flores 3 ou 4), o problema é que não sei se posso usar este tipo de tinta e se pegará no preto. Pena não poder enviar a foto, acho que ficará bonito se puder ser feito como penso. minha dúvida é a tinta...
    Um abraço.
    Sheila Salvestroni

    ResponderExcluir
  3. comprei num brechó uma tela com 3 telas menores coladas, cada tela tem uns rabiscos pretos. pensei pintar tudo de branco com tinta PVA, em cada quadrado pintar flores com os miolos em pedras pequenas, em uma faria uma flor com 5 petalas, a flor seria inteira, num outro usaria um canto p/ fazer o miolo e depois ir saindo as pétalas e no outro que é pequeno fazer várias flores 3 ou 4), o problema é que não sei se posso usar este tipo de tinta e se pegará no preto. Pena não poder enviar a foto, acho que ficará bonito se puder ser feito como penso. minha dúvida é a tinta...
    Um abraço.
    Sheila Salvestroni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila, vi o seu caso. Tenho lido muito aqui sobre passar tinta PVA branca. Utilizo sempre a preta fosca. Ela tem a possibilidade de se fazer em cima dela um croqui, já que ela deixa uma sombra por onde passa o pincel e certamente no seu caso cobriria os rabiscos pretos..

      Excluir