terça-feira, 19 de novembro de 2013

UM POUCO DA ARTE DE TREZE TÍLIAS

Fundada em 1933, a cidade é como um pedacinho da Áustria encravado em Santa Catarina.
As semelhanças com a terra de origem - seja no clima, na exuberância natural ou na fertilidade do solo - foram decisivos para a escolha do local que se tornaria a nova Pátria de agricultores oriundos da região do Tirol, 60% dos moradores são descendentes dos colonizadores e possuem dupla cidadania.
Treze Tílias faz questão de preservar a arquitetura, a culinária e as manifestações culturais dos pioneiros.
O nome do município foi inspirado no poema Dreizehnlinden ( Treze Tílias ) de Wilhelm Weber, muito admirado pelo fundador, Andreas Thaler, lider do grupo pioneiro de imigrantes.
A tília, árvore comum na Áustria, foi trazida da Europa e pode ser encontrada no município.








Treze Tílias é um lugar acolhedor, aonde ainda se passeia pelas ruas.
Sua gastronomia predominantemente é a Austríaca.
A cidade preserva a arte das esculturas em madeira, herdada dos antepassados austríacos. Há escultores especializados em móveis e outros produzem obras sacras. A maioria trabalha sob encomenda, mas peças menores podem ser encontradas nas diversas lojas de artesanato da cidade.






Em Julho, o município promove a Semana da Escultura. com mostras de trabalhos de vários artistas.
A tradição da escultura teve inicio com Georg Thaler, Andra Thaler e em 1935 com a chegada de Josef Moser, formado em escultura Sacra pela Acadêmia de Artes de Munique - Alemanha.
Muitos são os escultores,citarei alguns: Johann Bachler, Gotfredo Thaler, Conrado Moser, Bruno Thaler, Rudi Moser, Werner Thaler, Mariana Thaler, Suzy Thaler Perondi, Ludwig Blahowetz, Starbak Franz Schneider, Guinther Thaler, Cristian Moser, Conrado Michael Moser, Ivo Boesing, Katharina Moser, Bernardo Moser, Germano Pattis, Raimundo Moser, José Dalla Costa, Ingrid Thaler, Ellen Thaler.
Incentivados pelos pais e familiares, sinalizam que a tradição da escultura em madeira terá continuidade.

COMO TRABALHA O ESCULTOR

 Da inspiração a conclusão de uma obra artística o escultor necessita desde conhecimentos técnicos até uma sensível percepção de expressões e formas.
Com a idéia em mente, o artista procura o material adequado para executa-la.
A principio são feitos vários cortes deixando a madeira com o volume da figura e dando-lhe uma forma ainda bruta.
Para isso o escultor muitas vezes usa, em peças médias e grandes, uma moto serra, que facilita a remoção de grandes massas de madeira.
Com os formões é dada a forma a madeira.Conforme o trabalho avança aumenta a quantidade de detalhes a serem trabalhados.
 O acabamento visa manter ou melhorar a superfície da figura esculpida,tratar e proteger a madeira para boa conservação,e até mesmo causar o efeito desejado através de recursos variados, tais como: policromia,pintura,polimento entre outros.

Fonte: guia turistíco,folheto sobre esculturas de Treze Tílias.





































6 comentários:

  1. Olá Ana Maria!!
    Belas artes dos escultores, são verdadeiros artistas!!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses artistas realmente me encantaram,e a cidade é maravilhosa.Vale a pena conhecer.

      Excluir
  2. unos trabajos preciosos, bessssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Siempre he admirado las manos de los escultores!!!Creativos y mágicos con sus manos

    Gracias por compartir esta hermosa entrada

    Besitos mi niña

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana,muito obrigado por visitar e seguir meu blog. Vim logo conhecer o seu. parabéns pelo lindo neto, apesar de uma vó muito nova e simpática. Visitei algumas postagens e amei tudo!! A escultura de gesso ficou linda, trabalho de profissional!! Apesar de ter nascido em Santa Catarina, não conheço Treze Tílias, mas vou me programar e fazer uma viagem para essa cidade maravilhosa, amo esculturas, os costumes e tradições dos colonizadores, fora que meu avô por parte da minha mãe era alemão. Vou voltar sempre. Um grande beijo!!

    ResponderExcluir