sábado, 18 de maio de 2013

FRANK PHILIP STELLA

Frank Philip Stella nasceu em 12 de maio de 1936 na cidade de Malden no estado de Massachusetts.
Filho de pais de descendência italiana.Depois de graduar-se em história pela Universidade de Princeton, mudou-se para Nova York em 1958,tendo começado a frequentar as galerias de arte de lá,quando teve contato com obras de:
Jackson Pollock e Franz Kline, os quais retratavam o expressionismo abstrato com grande influência nos futuros trabalhos de Stella.
É um dos artistas contemporâneo mais importante e eclético dos USA. Seu trabalho abrange pinturas, objetos, artes gráficas, e projetos arquitetonicos.
Na década de 1960, Stella começou a usar uma ampla gama de cores, geralmente dispostas em linhas retas ou curvas, mais tarde ele começou sua série Transferidor (93 pinturas baseadas em 31 formatos de tela, cada um com três tipos de composição).
Os trabalhos de Stella foram incluídos em várias exposições importantes.
Em 1967 recebeu o primeiro premio na Bienal Internacional de Pintura em Tóquio no Japão.Desde então recebeu diversos premios e medalhas, sendo que em 2010 recebeu das mãos do presidente Barack Obama a Medalha Nacional de Artes em cerimonia oficial na sala leste da Casa Branca.
Stella vive e trabalha em Nova York.


Kastura

 Este grande relevo mural é constituido por pedaços de aluminio pintado em cores brilhantes, que foram fixados a uma base retângular. Stella equilibrou competentemente a monumentalidade da obra com a evidente liberdade de seu suporte,oferecido por uma discreta estrutura em grade encurvada, que permite ao espectador enxergar a parede ao fundo.
Os recortes abstratos tridimensionais desafiam os limites tradicionais do plano do quadro, já que sua liberdade de construção não permite bordas definidas.
Essa obra revela inúmeras influências. Uma delas é do minimalismo que se evidencia no uso de material fabricado em massa e no método industrial de ampliação de uma maquete feita a mão pelo artísta.Outra é do expressionismo abstrato, que se revela na aplicação livre da tinta.
Essa obra encontra-se no Museu de Arte Moderna de Nova York.

 

5 comentários:

  1. Boa noite querida passando para ter um pouco da tua paz bjs mariasouzaflordelotus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Essa obra ficou perfeita maravilhosa, Ana lá no blog tem post novo se quiser dá uma conferida clica no link abaixo, fique com Deus tenha uma ótima quinta feira beijos.
    Lucimar Estrela da Manhã

    Divulgue seu blog no Face

    Fan Page Retribuo Curtidas

    ResponderExcluir
  3. Oi Flor!!!
    Adorei seu blog!! Fiquei muito feliz com sua visita em meu blog!!

    Tenha um lindo final de semana!!

    Beijinhos
    Desi
    http://crochedadesi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir