terça-feira, 10 de abril de 2012

TAPEÇARIA NO BRASIL

No Brasil acredita-se que os primeiros teares tenham vindo com os jesuitas, embora os indios não desconhecessem rudimentos de tecelagem.
De inicio limitou-se a simples confecção caseira. Teciam colchas, cobertores,tapetinhos e mantas.
Tímida produção, tendo-se em vista que em 1785 Dona Maria I, rainha de Portugual, proibiu a criação de indústrias texteis e mandou quebrar os teares de todo o país.(História de povo brasileiro - Afrânio Peixoto).Isso com o intuito de ser agradável a Inglaterra,que na ocasião era grande produtora de lã e expoente da indústria textil.
Posteriormente a vinda de artistas portugueses com sua célebre arte de tecer Arraiolos, entusiasmou os brasileiros.

Adelina Ciccone Ferro

Adelina Ciccone Ferro


Devemos a Madeleine e Condessa Colaço(mãe e filha) a criação do ponto denominado brasileirinho(Rio de Janeiro)

Na Bahia, Genaro de Carvalho de fama universal,foi o precursor da tapeçaria bordada (em talagarça).
Como todos os baianos usava cores alegres e motivos do folclore e natureza baiana.
Trabalhava com 19 cores, todas recriadas por pesquisas próprias,como o azul que se aproxima do cobalto e em que entram carmim, laca e cromo.
Dizia: O tecido para mim, é apenas material de expressão e pode ser cortado, lavrado, bordado, pintado, colado ou aplicado.
Algumas de suas obras: Canteiro na Varanda dos ladrilhos amarelos, Anunciação da grande flor azul, Fonte romântica dos pássaros libertos, Pássaro liberto foge da solitária flor, Grande girasol vermelho,etc


Morto Genaro outros o seguem: sua própria esposa Nair Carvalho, Renot, Kennedy Bahia,( chileno,morava na Bahia e retrata suas Bahianas).
Temos também Rubico, Tomie Ohtake, Roberto Camasmie, Manabu Mabe, Jorge Cravo.


Kennedy Bahia

Eila, uma filandesa moradora do Estado do Rio de Janeiro tece motivos brasileiros.Foi premiada várias vezes, inclusive no Japão.
Eila foi aluna de pintura de Portinari e tem desenhos em estilo Marajoara e quadros com sabor de ingenuidade e muita beleza: meninas pulando corda, menino e berimbau, moleque, girassóis...

Eila

No Norte do Brasi lsão famosos os tapetes de Casa Caiada onde em Arraiolo a família Pessoa de Queiroz imita azulejos brasileiros antigos. Tecem também desenhos modernos.
Parodi outro tapeceiro exalta nossa flora e fauna.
Em São Paulo Norberto Nicola e Jacques Douches com objetos tecidos.

Norberto Nicola
Jacques Douches
Não,não é arte morta a tapeçaria...
Daquele inicio que também é o príncipio da vida do homem,a tapeçaria se projeta com ele no futuro.

2 comentários: