sexta-feira, 21 de outubro de 2011

AFRESCO

Afresco é uma pintura feita com tinta solúvel em água, aplicada em reboco fresco.A palavra afresco vem da expressão italiana (dipingere a fresco),que significa pintar a fresco,ou seja,numa superfície úmida.Para fazer um afresco, o artista, geralmente, faz um desenho chamado cartão,do mesmo tamanho da pintura que pretende executar.Faz também um esboço menor a cores. Depois ele espalha na superfície que vai ser decorada uma quantidade de reboco fresco que ele possa pintar em um dia.Feito isso ele aplica o cartão, e traça o contorno.Só depois disso é que ele começa a pintar.O artista trabalha rapidamente,porque não pode pintar no reboco depois de seco.
No fim do dia, o reboco que não foi pintado é retirado.A cal do reboco penetra na pintura e age como aderente. As cores do afresco são claras e puras, mas não tem profundidade.
A pintura de afresco chegou ao apogeu na Itália,durante a renascença.Entre os mais celebres afrescos deste período estão as decorações de Michelangelo para a capela Sistina,no Vaticano. Como exemplo temos a Criação de Adão..
Alguns pintores usaram a técnica do afresco,cito alguns deles: Fra Angélico,Luini,Giotto, os mexicanos Diego Rivera e José Clemente Orosco,Cândido Portinari...
Fonte: Enciclopédia Delta Universal


Giotto      


Michelangelo


Portinari

Nenhum comentário:

Postar um comentário