BANDEJAS BARROCAS
Bandejas, pequenas peças do cotidiano, transformadas em objetos de arte, graças a pintura barroca, com a qual você elabora ingênuos buquês de rosas. Lembram os de Mestre Ataíde, autor de obras primas admiradas nas cidades históricas: Ouro Preto,Mariana...
Material: bandejas de madeira crua,lixas para madeira 180 e 220, PVA branco, corantes para PVA nas cores,( vermelho, amarelo, azul), pincéis: 1 trincha 186 de1' para passar PVA branco, 1 trincha 186 de 1/2' para o betume, pincéis 146 números, 12 e 16 para o PVA colorido,pincéis 182 números 2,6, 8 para a pintura das flores,pincel 481 número 14 para passar cola branca,cera incolor, betume da Judéia,cola cascorex ,retalhos de pano,papel manteiga,papel carbono, lápis preto número 2, fita crepe, caneta sem tinta para passar o desenho.
Técnica: Lixe bem a peça de madeira e retire o pó. Copie o desenho no papel manteiga. Pegue a peça de madeira e passe uma demão de PVA branco. Deixe secar.Lixe ligeiramente com lixa 220.Passe latex colorido nas partes desejadas.Depois de bem seco, decalque o desenho com o auxílio da caneta sem tinta.
Faça a pintura do desenho começando por uma cor forte ( vermelho por exemplo), iluminando-a com algumas pinceladas de branco.
Note que o colorido é forte e o pincel deve estar sempre bem carregado de tinta, criando uma verdadeira pintura em relêvo.Deixe a pintura secar bem e aplique uma fina camada de cera com o auxilio de um pano.Após uma hora aplique o betume em toda a peça. Deixe secando por algumas horas.
Retire o excesso com um pano macio envolvido num pedaço de espuma.
Retire um pouco mais lixando com lixa 180.
Fonte: encarte de revista |
Nenhum comentário:
Postar um comentário