quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

EFEITOS ESPECIAIS SOBRE MADEIRA

Material: vaso e cinzeiro de madeira,tinta óleo ou vitral,goma laca, tinta plástica branca,pincel, vasilha,água.

Técnica:Passe uma demão de goma laca nas peças e deixe secar.Lixe muito bem e retire todo o pó. Dê três demãos de tinta plástica branca,intercalando secagem.
Dilua em terebentina as tintas a óleo nas cores escolhidas.
Coloque água num recipiente do tamanho ideal para mergulhar as peças.
Com o auxílio do pincel vá pingando a tinta diluída, que deve flutuar na superfície da água.
Pingue agora a segunda cor.
Se a tinta afundar, junte mais terebentina,e se espalhar, junte mais tinta.
Coloque a terceira cor e assim com todas as cores.
Mergulhe a peça cuidadosamente, girando-a para colorir as partes desejadas.
Retire do recipiente e deixe secar completamente.



terça-feira, 18 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL

Quero agradecer a todos que com carinho visitaram meu pequeno cantinho.
Não devemos nos esquecer que o Natal é a data do nascimento do filho de Deus.
"Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único,para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha vida eterna"  João cap:3 vers:16.








Fonte tutorial:  Rankdarbeai Uk



domingo, 16 de dezembro de 2012

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

PIERRE AUGUSTE RENOIR

Nasceu - Lemoges - França - 1841
Morreu - Cagnes  - França - 3 de Dezembro de 1919

Banhista sentada (1892) 

Óleo sobre tela 81x65cm -Coleção Lehmann,Nova York (EUA)


O artísta viveu uma espécie de revolução ao abandonar o chamado período seco e começar,a partir de 1888, a produzir uma obra de muito mais força pictórica,com cores fortes.
Eram telas como A BANHISTA SENTADA, na qual a jovem mulher que  não esconde certo ar de adolescência no rosto,predomina no centro da tela, mas ainda assim não transforma a pintura num simples retrato.
Renoir usa o cenário, o naturalismo do bosque, como pano de fundo incorporado a mulher.  Nessa tela, fez da natureza seu estúdio.
Alguns críticos vêem nas obras dos últimos quinze anos de vida de Renoir detalhes fortes do Fauvismo.
A BANHISTA SENTADA ainda não faz parte desse período, mas traz a força da mudança pela qual a obra do pintor caminhava.
Na arte, assim como na natureza, o que consideramos novidade não é nada além de uma continuação mais ou menos modificada do que era considerado antigo, explicou Renoir.


Renoir foi também um escultor original

A lavadeira - 1916

Instituto de Artes de Detroit. (USA)

O reumatismo que atacou fortemente Renoir após seus 60 anos acabou por liberta-lo para uma nova forma de arte. 
Chegando a pesar apenas 48 quilos, depois de 1910 não se movimentava nem com muletas e permanecia preso a uma cadeira de rodas.
Já não tinha firmeza no corpo, sendo obrigado a pintar com os pincéis amarrados às mãos.
Foi nessa época que Renoir fez-se, também, escultor: mãos alheias transportavam para a argila a criatividade do artísta de telas  já consagradas. O jovem espanhol Richard Guino foi um ajudante sensível, que elaborava as esculturas de acordo com os desenhos esboçados por Renoir.
De sua cadeira de rodas, com sua bengala, o artísta dirigia o jovem, indicando:
mais para cima, mais redondo,mais para baixo,menor...
Renoir e Guino compenetraram-se e afinaram-se tão bem que a comunicação entre eles era feita quase que exclusivamente por pequenos sons, exclamações e ruidos de aprovação de Renoir. Assim nasceram esculturas que nunca foram tocadas pelas mãos do artísta francês, mas que eam resultado de criações de seu espirito e de seu ideal de beleza humana.
Foram sua obras mais originais.

 

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Vasinho de cabaça (purunga)

Material: 1 cabaça pequena, flores feitas com retalhos de couro, verniz, tinta acrílica para o miolo das flores,serrinha,cola madeira,vazador.

Como foi feito: Cortei a tampa da cabaça com a serrinha.Limpei bem.
Cortei as flores de couro com vazador em formato de flor.
Colei as mesmas na cabaça.Pintei os miolos.
Esperei secar. Apliquei verniz em toda peça.